terça-feira, 21 de maio de 2013

Os smart phones e o desconcerto do mundo

Há pouco as televisões estavam a dizer que um dos produtos de consumo que os portugueses consumem cada vez mais, ao contrário de quase tudo o resto, são os smart phones. Obviamente, os comentários (e o tom dos jornalistas) vão todos no sentido de que isto é prova do desconcerto do mundo (que só quem não leu Camões acha que é uma sensação nova).

Ou seja: os portugueses compram cada vez mais smart phones? Então é porque os portugueses são doidos.

Na realidade, isto não prova que os portugueses estejam tontos, a comprar smart phones e a poupar no pão. Apenas que os smart phones são cada vez mais baratos e substituem hoje os telemóveis menos smart. Ou seja, quando alguém queria um telemóvel, há uns 5 anos ia a uma loja e levava um telemóvel não smart por 100 euros. Hoje, vai a uma loja e leva um telemóvel smart por uns 80. É bem provável (mas não tenho os dados...) que o consumo em termos de valor gasto, no global, seja agora menor.

Mas, claro, a notícia dita como as televisões a dizem ("compram-se cada vez mais smart phones") é mais engraçadita, mais ao estilo do nacional-comentário, mais no sentido da opinião comum de que está tudo doido. E muitos destes comentadores do está-tudo-doido-porque-todos-têm-smartphones comentam de smart phone no bolso, claro.

Sem comentários:

Enviar um comentário